domingo, 25 de setembro de 2011

Curiosidades sobre Dinheiro e Moedas

A Primeira Moeda? A primeira moeda de que se tem notícia, foi cunhada entre 650 e 561 a.C. , numa pequena cidade na Ásia Menor chamada Lídia. Feita de uma liga de ouro e prata chamada elektron, que deu o nome à moeda. No Brasil, as primeiras moedas foram cunhadas pelos holandeses, em 1645 depois da invasão de Pernambuco. De produção rústica, elas eram quadradas e de tamanhos diferentes, o que as torna hoje muito raras.

Qual o dinheiro mais diferente? 
O dinheiro mais intrigante que existiu foi o da Ilha Yap, no Pacífico Sul. Usado até o começo do século 20, o fei era produzido de calcário e podia ter de 2 metros a 4 metros de diâmetro e pesar até - acredite! - 5 toneladas! A pureza e a lapidação determinavam o valor. Mas a maioria das moedas curiosas circulou no século 19. No sul da Índia, foram cunhadas moedas conhecidas como "cabeça de alfinete", feita de ouro e pesando apenas algumas frações de grama. Na Polônia, havia cédulas de metal. Já na Tailândia, em forma de projétil e, no Japão, moedas quadradas, retangulares e ovais. Em 1987, as Ilhas Cook, no Pacífico, criaram uma moeda de 2 dólares, de formato triangular.

Qual o dinheiro de maior valor nominal no mundo? E de menor?
Dentre as onze moedas mais negociadas no Brasil (dólar americano, dólar australiano, dólar canadense, franco francês, franco suíço, libra esterlina, lira italiana, pesetas espanholas, escudos, marco alemão e iene), a libra esterlina é a que tem atualmente maior valor. A moeda de 1 libra compra, em média, US$ 1,50. Entre essas notas, a de menor valor, no momento, é a lira italiana, que vale menos de 1 centavo de dólar. Há casos, como o da lira turca, em que a desvalorização é tanta que nem se usam os centavos. Para se ter idéia, 1 dólar equivale a 590 000 liras turcas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário